O Nutricionista - Quem é?

O nutricionista é um profissional de saúde, com formação generalista, humanística e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Sua atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

Informações adicionais poderão ser obtidas com a leitura completa da Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991 – DOU 18/09/1991 e a Resolução CFN N° 334/2004 – Código de Ética do Nutricionista nos sites www.cfn.org.br e www.crn8.org.br



Princípios da Alimentação Saudável

O mesmo que dieta equilibrada ou balanceada, resumida por três princípios:

variedade, moderação e equilíbrio.

Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a quantidade dos alimentos tem que ser observada.

Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.

Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos.



Dicas Saudáveis - Emagreça Comendo...

Mito: Muitos acreditam que, fazendo três refeições/dia (café da manhã, almoço e jantar), emagrecerão com maior facilidade.
Verdade: Mas, quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, o Metabolismo se torna lento, e nosso organismo entende que ficará um longo período em jejum, desta forma, o organismo armazena gorduras como alerta, e assim acontecerá o ganho de gordura.
"O nosso organismo precisa de energia para manter os níveis de glicemia estáveis, dando a sensação de fome. Se ficarmos de jejum por longo período a fome acaba diminuindo..., por estar utilizando massa muscular como fonte de energia. Isso não é aceitável para nenhum individuo, é necessário comer 3 vezes a mais para recuperar a glicemia".

Curiosidades:
Estudos indicam que alimentar-se a cada 3 horas faz redução da capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica e promove a perda de peso. Isto faz com que o organismo entenda que não ficara muito tempo sem receber comida, então não vai precisar economizar e estocar calorias.
O Ideal é ter o hábito de fazer 5 a 6 refeições/dia, para o organismo metabolizar os nutrientes, isto é, faz com que aconteça o aceleramento do metabolismo e consequentemente a perda de gordura.
O ato de mastigar, engolir, absorver e transportar nutrientes já gera gasto calórico.

Fazendo varias refeições ao dia ajudará também a manter o controle do apetite, isto é, evita exageros e o comer compulsivamente. Com o passar do tempo o organismo vai se habituando e a pessoa se sente mais saciável (satisfeita) com porções menores de alimentos.

É importante saber que as seis refeições são divididas em:
Café da manhã, Lanche da manhã, Almoço, Lanche da tarde, Jantar, Lanche da noite.
Estes lanches são pequenas refeições, nos intervalos entre as grandes refeições, o que deve ser consumido nestes lanches são alimentos naturais e pouco calóricos, por exemplo, frutas, barras de cereais, iogurtes, cereais, bolachas sem recheios, de preferências integrais, entre outros.

Como Chegar?